Por Jonah McKeown - 30 de out de 2024
Textos e Sermões
Reconciliar-se com Deus
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
O Combate à Carência
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Uma Sociedade Doente
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A falácia do Argumento Sola Scriptura
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Comunhão na mão ou na boca ?
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Dedicados a Liturgia
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A perda do sentido do pecado
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A Imaculada Conceição de Maria sempre Virgem
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Frutos do Protestantismo
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A Função da Pregação
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Brasil Conservador
Por Pe. Fr. Marcelo Aquino, O.Carm.
O combate ao relativismo
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A Igreja é mãe e mestra ou madrasta?
Por Frei Marcelo Aquino, O. Carm
O Ser do Sacerdote
Por frei Marcelo Aquino, O. Carm
A beleza dos paramentos
Por Frei Marcelo Aquino, O. Carm
O Estado Laico
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O.Carm.
A importância da confissão
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Como devo comungar
Por Pe. Fr. Marcelo Aquino, O. Carm.
A cegueira espiritual
Por Frei Marcelo Aquino, O. Carm
O Poder do Silêncio na Vida
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Combate Espiritual
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
A arte que encanta
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Queremos Deus, homens ingratos
Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm.
Liturgia Católica um encontro com Deus
Por Pe. Fr. Marcelo Aquino, O.Carm.
Pe. Fr. Marcelo Aquino,O. Carm.
A inquisição realmente existiu?
Por Frei Marcelo Aquino, O. Carm
Conheça os sete sacramentos da Igreja e suas particularidades
Visita das relíquias de Santa Teresinha
Relíquias que transformam vidas
Por Pe. Frei Marcelo Aquino. O. Carm
O ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2024 foi incrementado no Brasil com a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus em diversas cidades brasileiras, levando o amor do Coração de Jesus que Santa Teresinha tanto cultivou em sua vida terrena. A visita de um relicário como o de Santa Teresinha é um momento de graças. Nossa Santa Carmelita é um fenômeno em todo o mundo, e sendo assim, não poderia ser diferente a visita de suas relíquias.
Muitas almas são transformadas, e isso se pode constatar nos rostos dos fiéis: muitos dos quais extremamente emocionados, outros demonstrando sua emoção pela alegria, e outros ainda, pela contemplação, sem palavras. Santa Teresinha tinha muitos desejos, um deles era ser missionária, sair e dar a volta no mundo levando Nosso Senhor Jesus Cristo aos homens. Seu desejo, porém, não poderia ser realizado concretamente, por se tratar de uma monja. No entanto, Deus realizou seu desejo fazendo com que sua fama chegasse ao mundo inteiro. Sua "História de uma alma" se tornou um dos livros mais lidos e estudados no mundo. De fato, Santa Teresinha conseguiu mais do que ela desejava, pois um missionário normalmente se dedica à missão num país ou no máximo numa região de um país ou continente. Nossa Santa, no entanto, ultrapassa todas as fronteiras dos países, e sua fama atrai a cada dia mais seguidores para Nosso Senhor. A Igreja se sente mais amada pelo exemplo e desejo de dar a vida pela Igreja, como Santa Teresinha expressou em suas palavras e vida. Ao contemplar as relíquias de Santa Teresinha, nós não precisamos usar muitas palavras, mas apenas compreender o quão poderoso é o nosso Deus. "Passarei o meu céu fazendo o bem sobre a terra", essa frase da monja carmelita se vê realizar concretamente na vida de milhares de pessoas em todo o orbe.
Santa Teresinha começou a fazer o bem sobre a terra desde sua entrada no Carmelo de Lisieux e continua no céu, céu esse que ela tanto buscou, e por isso nunca cometeu sequer um pecado mortal que pudesse ofender a Deus. Nossa nobre Carmelita nos ensina que para amar a Deus temos apenas hoje, pois, "minha vida é um brevíssimo segundo". E se minha vida é um brevíssimo segundo, eu não tenho tempo para outra coisa que não seja amar a Deus. A Igreja se vê beneficiada pela evangelização que Santa Teresinha continua realizando nos nossos dias. Cada mão tocada nas relíquias de Santa Teresinha, uma vida é transformada, uma graça é dispensada. Cada pétala de rosa é um orvalho do amor de Deus plantado no coração dos homens. Cada minuto passado diante das relíquias, um momento a mais da nossa vida dedicado à contemplação da graça de Deus. Cada lágrima derramada, uma intercessão de nossa Santa em favor dos filhos da Igreja.
A vida de cada pessoa que teve contato com as sagradas relíquias será transformada de alguma forma. Com nossa Santa possamos entender que Deus realiza maravilhas nas coisas ordinárias da vida. A pequena via de Santa Teresinha é a via do coração. Nosso coração constantemente deve voltar-se para Deus, e um dos desejos de Santa Teresinha era fazer com que todos os corações se voltassem para Deus, pois, somente em Deus podemos encontrar nossa verdadeira alegria: a alegria de amar a Deus sobre todas as coisas. Que tenhamos sempre em nossas mentes a convicção de que todos nós podemos ser santos. Santa Teresinha também achava que era impossível para ela a santidade, e agora nós vemos onde ela chegou: não se tornou apenas Santa, mas Doutora Universal da Igreja, porque Deus nos dá muito mais que pedimos. A mãe de Nossa Senhora, a Senhora Santana, queria apenas a graça de ter um filho, e Deus deu a ela a graça de ser mãe da Toda Cheia de Graças. Maria não apenas tem graças, mas têm todas as graças. Em Santa Teresinha também observamos um grande feito de Deus. Ela queria ser santa, e Deus lhe deu além da santidade, deu a ela um caminho para levar milhares de pessoas à santidade. Inúmeros santos foram devotos de Santa Teresinha e foram formados pela sua doutrina da pequena via. Não só leigos foram fortemente tocados pela espiritualidade de Santa Teresinha, mas inúmeros religiosos e sacerdotes, pois nossa Santa passa pelo mundo fazendo uma revolução de amor a Deus e tocando os corações, levando-os a Deus.
"Eu escolho tudo"
Santa Teresinha era audaciosa, ela via o bem das várias formas de servir a Deus, e ela não queria uma parte, mas tudo que Deus lhe desse para ser aquilo que Deus quer dela. "Eu escolho tudo o que me aproxima de Deus, eu quero Deus na minha alma, Ele vai realizar todos os meus anseios". A fidelidade de nossa ilustre monja Carmelita deu a ela uma grande assistência divina, pois Deus se rende a quem O ama, e, não sabe fazer outra coisa que não seja cumulá-lo de graças. Foi assim na breve vida vivida no Carmelo dessa grande Santa dos nossos tempos.
Notícias Católicas
As grandes mentiras sobre a Santa Igreja Católica
Reze e medite a novena de Nossa Senhora do Carmo
Supliquemos a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que o desânimo não venha nos abater
A Sagrada Escritura exalta a beleza do Carmelo quando o profeta Elias defende a pureza da fé de Israel no Deus vivo. Aí, junto à fonte que tomou o nome do profeta, estabeleceram-se, pelos fins do século XII, alguns eremitas que construíram um oratório em honra a Mãe de Deus, escolhendo-a como padroeira e titular: Nossa Senhora do Carmo.