A falácia do Argumento Sola Scriptura

26/08/2024

Por Pe. Frei Marcelo Aquino, O. Carm

A heresia protestante teve início com uma grande falácia que persiste até os dias de hoje: a chamada Sola Scriptura (Somente as Escrituras). A revolução protestante, iniciada em 1517, baseia-se em um dos argumentos mais importantes e, ao mesmo tempo, falaciosos: a ideia de que apenas as Escrituras têm valor. No entanto, a própria Sagrada Escritura não afirma isso, e Nosso Senhor Jesus Cristo também nunca proferiu algo semelhante aos seus apóstolos.

Os protestantes, no entanto, agem em total desacordo com as Escrituras, pois estas condenam inúmeras condutas praticadas por eles. Um exemplo disso é a instituição do ofício de "pastora" para mulheres. A própria Sagrada Escritura diz claramente: "As mulheres devem permanecer caladas nas assembleias" (1Cor 14, 34-36).

Se fôssemos analisar minuciosamente tudo o que
a Sagrada Escritura condena e que é,
ainda assim, praticado pelos protestantes,
se eles fossem intelectualmente honestos,
certamente descartariam a ideia de Sola Scriptura.

É importante destacar que nos primeiros três séculos do Cristianismo, a Sagrada Escritura ainda não existia. Esta só foi formalizada pela Igreja Católica no Concílio de Hipona, onde foi decidido o Cânon bíblico.

Portanto, o que sustentava a Igreja nesses trezentos anos anteriores? A Igreja foi guiada pelo Espírito Santo, assim como é até os dias de hoje. É o Espírito Santo quem inspira a Igreja a continuar a obra de Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ao longo desses quinhentos anos de heresias, o protestantismo continua contribuindo para a perda da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo em muitas pessoas, como ocorreu em vários países que aderiram a Lutero.

O argumento de Sola Scriptura não tem nenhuma base de sustentação sólida. Apesar disso, os protestantes continuam a espalhar suas mentiras e heresias pelo mundo. No entanto, para aqueles que se dedicam ao estudo e à verdade, é possível se desvencilhar desses erros, retornar à verdadeira fé instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo e recomeçar a caminhada em direção ao Céu.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.